segunda-feira, 6 de abril de 2015

Resenha: 1984

Nome: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 416



“1984” é uma distopia escrita pelo escritor britânico George Orwell e publicada em 1949. É considerada uma das obras mais influentes do século XX. 

O livro conta a história de Winston Smith, que vive em Oceânia, uma sociedade totalmente controlada pelo Estado, é um mundo de opressão. Todos são vigiados. Esse Estado super vigilante é personificado pelo nome “Grande Irmão”, e um dos símbolos dele é um cartaz que fica exposto por toda a cidade com a imagem do Grande Irmão e com os dizeres "Big Brother is watching you". Essa sociedade tem os lemas: guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força. Winston vive dentro de todas as regras até o dia que ele resolve querer saber mais sobre a sociedade em que ele vive. De pouco em pouco ele vai fazendo coisas que nunca tinha feito, como por exemplo, ter um romance com Júlia, o que é terminantemente proibido naquele lugar. Ele se envolve também com uma sociedade secreta revolucionária. 




A história do livro se passa em 1984 (nome do livro), e por ter sido publicado em 1949, falava de um futuro relativamente distante, mas não tanto. Isso que é bem interessante, pois ao ler o livro vemos a ideia do autor descrevendo uma sociedade de 35 anos depois. Claro que é tudo fictício, mas o chocante é que Orwell acertou muita coisa que existe e acontece nos dias de hoje. No livro, o Grande Irmão controla até o passado, apagando registros anteriores e reeditando-os. Até imagens são editadas; em uma passagem do livro, Orwell escreve que nesse lugar onde ocorrem as alterações existem “estúdios altamente sofisticados para a realização de maquiagem de fotografias”. Maquiagem de fotografias? Nos dias de hoje chamamos isso de Photoshop. Orwell acerta isso e várias outras coisas a respeito do futuro, o que é extremamente interessante.

Quando comecei a ler essa obra, lembrei de cara do livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley, isso porque ambos os livros foram escritos anos atrás (Admirável Mundo Novo foi publicado em 1932), e descrevem uma sociedade e um futuro diferentes, hipotéticos, com costumes e uma tecnologia que ainda não existiam na época que foram escritos.

Aqui estão outras capas para esse livro:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário