Quem é Você Alasca? (Looking For Alaska) Autor: John Green Editora: Intrínseca Páginas: 272 |
___
Sinopse: Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.
___
Descobri que John Green escreve para um público mais juvenil quando li A Culpa é das Estrelas com grandes expectativas e me decepcionei. Pensei que nunca mais leria nada desse autor, até que uma pessoa me deu Quem é Você Alasca? de presente.
Confesso que comecei a ler o livro com o pé meio atrás, mas já nas primeiras páginas a leitura fluiu tão fácil e leve, que terminei o livro rapidamente.
Como eu já esperava, é um livro juvenil, sem nada de muito profundo. O autor tenta coloca Alasca como uma garota misteriosa, triste e ao mesmo tempo enérgica. Para mim ela não passa de uma chata. E como assim o personagem principal a amava? Eu pelo menos não vi de onde saiu esse amor, do nada ele amava e pronto. Na verdade, eu não vi química nenhuma entre eles.
Tirando a falta de profundidade dos personagens, como eu tinha dito anteriormente, é uma leitura fácil; ela flui e quando você vê já está no fim da história.
No fim das contas acabei preferindo A Culpa é das Estrelas.
Outras capas: